Uma visão Criacionista

Seja bem vindo

Não saber responder a um questionamento torna a fé irracional?

Suponha que um ateu apresente diversas objeções contra a existência de Deus. Imagine que o cristão não saiba como responder essas objeções. No entanto, mesmo assim, ele continua a ter fé em Deus. Será que esse acontecimento tornaria o cristão irracional? Esse é um problema abordado por diversos filósofos. Alvin Plantinga, que pode ser considerado um dos maiores filósofos do século 20, apresentou uma resposta magistral à tal questão em seu livro Warranted Christian Belief [Fé Cristã Justificada]. No texto “O testemunho do Espírito Santo”, o Dr. William Lane Craig apresenta uma versão resumida da resposta de Plantinga a esse problema. Para ler o texto, clique aqui. O livro Warranted Christian Belief, de Alvin Plantinga, está disponível para download gratuito (em inglês) no site da Christian Classics Ethereal Library. Basta clicar onde está escrito “Download this book as PDF”.

(Apologia)

Neste tempo em que tudo tem que ser provado para que seja aceito [pena que não fazem o mesmo com a macro-evolução] é incrível perceber como ateus atacam os teístas de varias maneiras. Da biologia a filosofia são inúmeros os ataques a fé em Deus, de modo que é muito difícil um cristão responder por todas as áreas. Não tem como ser biólogo, tradutor, físico, químico, filosofo(...) ao mesmo tempo.
Então é irracional um cristão acreditar em Deus quando ele não tem uma resposta a uma pergunta? Claro que não. Afinal alguém de fato tem a resposta para todas as perguntas?


“Fé não é acreditar sem provas, é confiar sem reservas — confiança em um Deus que Se mostrou digno dessa confiança.” Michael Green

2 comentários:

Adalberto Mota disse...

Apenas Fé!

Casablanca disse...

Devo adimitir que creio que a beleza da fé reside no fato de ser algo alheio à razões. Não cobro de nenhum fiel que tenha razões para crer. Afinal qual seria o objetivo da fé se precisássemos de fatos? A fé existe para nos propiciar um motivo para viver. É doloroso imaginar que estamos aqui por acaso e que não somos frutos de nenhum propósito maior. Não sou uma pessoa religiosa. Talvez porque não tenha achado uma religião com a qual eu me identifique. Mas consigo reconhecer o valor que cada religião possui. Enfim, não creio que a fé deva ser explicada. A ciência sim. Afinal ter fé é crer apesar dos fatos é crer no coração.

Postar um comentário

Comentarios

Related Posts with Thumbnails